Turismo: Caminho do Itupava
- Fonte Linkada News e Turismo Quatro Barras
- 2 de jul. de 2015
- 2 min de leitura
Originário de antigas trilhas indígenas, é o caminho mais antigo conhecido do Paraná. Foi uma das principais vias de comunicação entre o primeiro planalto paranaense e a planície litorânea, desde o século XVII até a conclusão da Estrada da Graciosa em 1873 e a efetivação da Estrada de Ferro Curitiba - Paranaguá em 1885. São 22 quilômetros de extensão que ligam o município a Morretes. Quase todo o percurso é pavimentado com pedras, colocadas por escravos entre os anos de 1625 e 1654. É considerado um sítio arqueológico em plena Mata Atlântica. O Caminho do Itupava é uma trilha cercada de belezas naturais e históricas, cruzando rios, cercado de vales verdes e montanhas.

É o caminho mais antigo do Paraná. Cortando o município em direção ao sul, ele nos leva até o município Morretes, em uma caminhada que pode ser dividida em duas opções. A primeira, com 7 km de extensão, duração de aproximadamente 5 horas, ida e volta e nível de dificuldade médio, nos leva até a Casa do Ipiranga, na Serra do Mar. Ali se pode ver de perto o trem que desce a serra e tomar banho na cachoeira no Rio Ipiranga. Quase todo o caminho é pavimentado com pedras colocadas por desbravadores europeus durante o século XvIII, aproveitando um antigo caminho indígena. A Mata Atlântica que o cerca é exuberante. Os riachos e corredeiras que o cortam explicam seu nome. Itupava, em tupi-guarani significa pequena queda d’água ou corredeira. A segunda opção é seguir toda a sua extensão de 22 km até Porto de Cima, em Morretes, retornando de linha coletiva ou fretamento.
As fotos resumem a caminhada. As várias pontes no caminho são uma consequência do nome desse caminho. Dentro do território de Quatro Barras, a trilha termina um pouco adiante do Rio Ipiranga.


Kommentarer